quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Durante as pesquisas e os estudos que fizemos para a apresentação do seminário sobre Tv, Vídeo e Educação, o tema que mais me chamou a atenção foi a questão das políticas públicas, por um motivo que direi jájá, antes vou falar em que consiste cada uma delas:

Tv Escola= A TV Escola é um canal de televisão brasileiro via satélite por antena parabólica, com o intuito de promover a capacitação e atualização permanente dos professores do Brasil. Criado em setembro de 1995, foi ao ar oficialmente para todo o Brasil em 4 de março de 1996.A TV Escola exibe 24 horas diárias de séries e programas educativos, que estão divididos em cinco faixas temáticas, que recebem os nomes: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Salto para o Futuro e Escola Aberta; bem como três programas de cursos de língua estrangeira: inglês, espanhol e francês. Todos os programas produzidos pela TV Escola são distribuídos gratuitamente pela internet[1], mas o mesmo não ocorre com as premiadas séries internacionais que também são exibidas pelo canal, como por exemplo La Legende des Sciences[2], de Michel Serres e Robert Pansard-Besson.

DVD Escola= esse projeto surgiu como uma ampliação do Tv Escola, e sinaliza, o compromisso com a atualização tecnológica e democratização da Tv Escola, uma vez que o acervo e os modernos aparelhos de DVD alcançarão escolas públicas ainda não atendidas. Foram selecionadas 50 mil escolas públicas de ensino básico que receberam um aparelho de reprodução de DVD e uma caixa com 50 mídias de DVD, contendo, aproximadamente 150 horas de programação produzida pela Tv EScola.

São políticas públicas criadas com o objetivo de conceder aos professores dessas escolas públicas meios de inovação de ensino, e de recursos novos para melhorar a formação dos alunos, mas o qeu me deixou de um certo modo curiosa, foi a questão de eu nunca ter ouvido falar em nenhuma escola aqui de Salvador que tenha sido beneficiada por algum desses projetos. Então se tiver alguém aí que conheça, ou já tenha ouvido falar em alguma Escola aqui de salvador que utilize algum desses projetos, por favor, m diga.

Nenhum comentário: